“Eu lhes digo, respondeu Ele – se eles se calarem, as pedras clamarão” (Lucas 19:40).


Falar sobre mulher é falar sobre a submissa (e não a ajudadora), sobre a tentadora, que as tolas destroem o lar... Realmente é falar isso? Sou nascida e criada em berço cristão, meu filho é a quinta geração de evangélicos da minha família. Minhas avós foram diaconisas e mães exemplares, sendo minha avó materna diaconisa Emérita em sua comunidade. Respeito todos os fundamentos do casamento e da família cristã e fiz questão de respeitá-los ao me unir ao meu esposo. No entanto há algo engasgado em minha garganta que preciso falar: o que nós cristãos temos feito em favor da mulher que está subjugada aos mandos e desmandos de homens abusadores e descompromissados com o compromisso de amar a sua esposa como Cristo amou a igreja?
Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.Efésios 5:28
A famosa Marcha das Vadias, que é fortemente criticada pela Igreja por apoiar o aborto, a "devassidão e promiscuidade sexual", nada mais é do que o clamor das pedras que dão voz a quem a igreja esqueceu e que mostra o sofrimento que a igreja finge não ver. Os números de abuso sobre a mulher (e consequentemente sobre a infância, os incapazes e dependentes dos homens) são altíssimos e em situações muito piores que o apedrejamento de Madalena, defendida por Jesus em um exemplo divino de sentimento de Humanidade.
Esta é a questão, onde está o sentimento de humanidade da Igreja para com as mulheres e crianças que sofrem abusos, que estão vulneráveis aos caprichos de redes de exploração sexual? Quantas vezes eu ouvi nas reuniões de oração: vamos interceder pelas mulheres que apanham e são abusadas por seus maridos e pelas meninas e meninos que são estupradas por pais, padrastos e tios? Sempre que posso peço oração pública por essa causa, temos que orar e agir por essa causa! Temos que defender o casamento que nasceu no coração de Deus, com amor respeito e companheirismo! Temos que orar pela infância! Ah, como meu coração chora a cada notícia de abuso que escuto! E você? E nós? E a Igreja? Como se comporta frente a essa situação?
Dados da violência contra mulheres no Brasil são alarmantes
-Quatro em cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. -43,1% das mulheres já foram vítimas de violência em sua própria residência. -25,9% foram vítimas de seus cônjuges ou ex-cônjuges. .-O número de atendimentos feitos pela Central de Atendimento à Mulher (Disque 100) cresceu 16 vezes de 2006 para 2010. Em 2006, foram feitos 46 mil atendimentos. -Abusos de crianças e adolescentes atingem 50% das cidades. -Em metade dos municípios brasileiros há registros de denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes.-De acordo com o mapeamento, as regiões Sudeste e Nordeste concentram 64% dos municípios de onde partiram ligações para o Disque 100. Os municípios com maior número de denúncias são os que recebem a menor cobertura de programas de combate à exploração sexual.

Publicado originalmente em junho de 2014

  1. mulheres.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas