5 lugares para conhecer em Ouro Preto, e região, e nunca mais esquecer!

Ouro Preto é uma delícia! Tem  muitas manifestações culturais, tem Carnaval das Repúblicas Estudantis e uma história incrível. Prepare um bom par de têni, porque tem ladeira para subir. Se você ama história, lugares bonitos, peças bem conservadas e festas de rua. Chegue aí!
Fiz o roteiro histórico Tiradentes/ São João Del Rei/ Ouro Preto/ Mariana e Congonhas com meu filho de 2 anos, com um bom canguru, ou sling, e muita vontade de bater perna. Conhecemos os principais pontos da região, que deixou um gosto de quero mais e uma vontade enooorme de voltar. Destes,  5 nunca mais esquecerei:
1.       Igreja São Francisco de Assis/ Museu Aleijadinho

É simplesmente linda, fica bem próxima ao centro de Ouro Preto. O início de sua construção é de 1766. Os púlpitos são esculpidos em pedra sabão, magníficos. O Projeto é todo do Aleijadinho e a pintura por conta do Mestre Athaíde.




Igreja_sf1.jpg
Fonte foto: Museu Aleijadinho



2.       Matriz Santo Antônio – Tiradentes/MG

Magnífica, são 482 kg de ouro distribuídos pela decoração da Igreja. Construída no século XVIII, sua fachada é de autoria de Aleijadinho, tem belíssimas torres e, por estar no alto, tem uma vista maravilhosa da Cidade de Tiradentes (cidade que foi tombada pelo Patrimônio Histórico e está, praticamente, toda preservada).

matriz.jpg

Fonte foto: Conhecertur

3.       Tempero da Ângela

Imagina aquela comidinha mineira no meio de um centro de artesanatos? Pois é, o Restaurante tempero da Ângela tem um clima intimista, você se serve na cozinha da casa, é uma valor muito acessível e simplesmente M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A. Adoramos o tempero, o atendimento, enfim, tudo! Fica no bairro do Bichninho/Tiradentes-MG. Muitas personalidades já passaram por lá. Como Milton Nascimento e outros. Ela expõe uma galeria com todos os famosos que curtiram seu tempero mineiro.

foto_beni-jr_-tempero-da-angela_00693-9.jpg
Fonte Foto:Fot´tgrafo Beni Jr.



4.       Igreja Santa Ifigênia

Fica em Ouro Preto e é um símbolo de sincretismo e da mistura brasileira que compõe nosso povo. É uma igreja mais modesta, em vista das outras, mas muito bela em sua história. Foi construída pelos escravos libertos por Chico Rei, tem presença africana marcante no seu interior, o que deixa a construção ainda mais misteriosa. Simplesmente linda. Para quem gosta de cultura Afrobrasileira, a igreja tem rodas de Jongo e Maculelê, é necessário consultar agenda.

ifigênia.jpg
Fonte Foto: Pbase

5.       12 Profetas na cidade Congonhas

Magistral, esse é o melhor adjetivo para essa obra do Mestre Aleijadinho. Os 12 profetas compõem o melhor cenário que vi na região. Por estarem em céu aberto parecem mais majestosos e ao nosso alcance. Ficam na entrada do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, muito lindo por sinal e de frente para eles
fica a via crucis feita por Aleijadinho, também. Embora todos pensem que estejam em Ouro Preto, as imagens estão na cidade de Congonhas/MG - que também faz parte do roteiro histórico de Minas. Não dá para perder essa experiência!

12 profetas.jpg
Fonte Foto: Blog Coisas e fuxicos  





O roteiro Cidades Históricas de Minas é uma delícia e faz parte da Estrada Real, que começa em Diamantina e termina em Parati .  É como dar um banho de cultura na alma.


COMO CHEGAR:
DE AVIÃO: O aeroporto mais próximo fica em Belo Horizonte, a 107 quilômetros

DE CARRO: O acesso é feito pelas rodovias BR-040 (quem vem de Belo Horizonte deve seguir em direção ao Rio de Janeiro) e BR-356  (Rodovia dos Inconfidentes)

DE ÔNIBUS: São Geraldo (http://www.saogeraldo.com.br/), Itapemirim (http://www.itapemirim.com.br/), Pássaro Verde (http://www.passaroverde.com.br/), Útil (http://www.util.com.br) e Gontijo (http://www.gontijo.com.br) têm ônibus partindo de diversas cidades do país em direção a Ouro Preto

Custo da Viagem: médio





Comentários

Postagens mais visitadas