A Misericórdia triunfa sobre o Juízo!

Há um mês, a internet esteve em alvoroço com o caso da Fabíola. Não sei direito quem é: é manicure?  Gerente de banco? Mãe? Esposa? Filha? Talvez isso tudo. Talvez nada disso. Sinceramente, não me dediquei a pesquisar quem é Fabíola, porque, infelizmente, Fabíola somos todas nós mulheres. Fabíola foi execrada por ter traído seu marido e o vídeo, publicado criminosamente, viralizou. “Foi fazer a unha Fabíola?”; “Dessa aí eu esperava tudo, mas de você, cara?”. Fabíola já era, para o marido, uma criminosa em potencial, pois de uma mulher se espera sempre o pior. Não é vitimismo, não. Digite em qualquer buscador: “Coisas que homens fazem que, se feitas por mulheres, são julgadas”.

Houve a traição, isso é um problema de foro íntimo. Esse texto não objetiva defender a traição, pois no acordo de um casal de entrar num relacionamento monogâmico, a traição não é bem-vinda e, sim, é um desrespeito ao seu companheiro(a).  Mas a questão é mais profunda, bem mais…

Ironicamente, dias depois, uma nova manchete foi veiculada na rede: uma mulher descobre a traição do marido, e viraliza um vídeo do flagrante? Não. É morta pelo traidor. Cadê o alvoroço? Cadê os juízes de plantão? Cadê página do facebook? Cadê a viralização? Infelizmente é mais uma que foi morta, mais uma que não "soube ficar no seu lugar de mulher", que não deveria ter enfrentado o marido, que não deveria se meter na "vida dele".

Gostaria de destacar um excerto do texto da Anna Haddad (veja o texto na íntegra aqu):





Destaco, também, um excerto do texto de Nathali Macedo, publicado no Diário do Centro do Mundo, em 16 de dezembro de 2015:

As pessoas estão tão preocupadas em julgar a vida íntima alheia que não se dão conta do quão absurdo é agredir uma mulher e levar isso a público sem medo das conseqüências


Como cristã vejo, lamentavelmente, as pessoas cometendo os mesmos erros que Jesus nos alertou há 2 mil anos. Segundo Mateus 5, 17: Jesus veio para cumprir a Lei e, de fato, cumpriu. Cumpriu tanto que, ao ver Madalena prestes a ser apedrejada disse: cumpram a Lei, aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra. Sumiram. Jesus num diálogo maravilhoso diz: "Mulher cadê os seus acusadores?" "Sumiram, Senhor." "Eu também não te acuso, vá e não peques mais".
A Avon, num ato digno: isso é
exposição e degradação!
Acho que temos que aprender com Jesus. Vi milhares de acusadores que, sem qualquer lampejo de consciência, jogaram a pedra. Quem sabe o marido da mulher assassinada em Franca também tenha jogado a pedra e ainda dito: "Se fosse minha mulher, eu faria pior", e fez. Tenho escutado muitas pessoas dizerem: "Temos que orientar as pessoas quanto à conduta cristã"; "Não devemos 'passar a mão'", "Devemos mostrar como viver de acordo com a Bíblia". Concordo. Vamos ver o que a bíblia nos diz sobre o Juízo?

Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!
Tiago 2:12,13


Dos atributos de Deus: Justiça, poder, verdade e amor, Ele, sabiamente - porque é o Pai da Sabedoria, nos ordenou apenas o amor. Por que insistimos em ser Juízes?


E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Mateus 22:37-39

Ps: Quando o vídeo viralizou, a única coisa que pensei foi:








Comentários

Postagens mais visitadas