Amar ao próximo, o dever do cristão!





Em Mateus 25:40, Jesus diz que quando fazemos o bem ao próximo, o fazemos para Ele. Esse texto expõe a essência da vida cristã: a doação. A doação do nosso tempo, da nossa força e do nosso amor para o próximo. A igreja é prova disso, ela é feita de voluntários que doam seu tempo e exercem seus dons e talentos para que o Reino de Deus cresça e alcance muitas vidas na face da terra. Isso é doação.


Dentre os significados da palavra doar estão: 1. Transferir, gratuitamente, algum valor, ou bens, para alguém; 2. Transferir, de modo legal, a posse de algum bem e 3. dedicar (algo) ou dedicar-se (a alguma causa). No que consiste a vida cristã, senão em dedicarmo-nos ao próximo? Estão na essência da vida cristã a adoração à Deus e o serviço ao próximo, não poderia ser diferente.


Certa vez Jesus, por três vezes, perguntou a Pedro: “Tu me amas?”, o que deixou o discípulo muito triste, pois ele sentiu que Jesus o testava, como se ele não tivesse convicção do amor pelo mestre (Jo 21:17). Na verdade, Jesus o preparava para que ele entendesse que quem ama à Cristo, apascenta as ovelhas d’Ele. E para apascentar ovelhas, faz-se necessário andar com elas, conhecer seus problemas e mazelas, entender o que tem assolado e entristecido os seus corações. Em Mateus 25, vemos que as mazelas que atormentam as ovelhas podem ser de toda e qualquer natureza. E quando nos dedicamos a amenizar o sofrimento alheio, estamos fazendo isso para Cristo.


O Samaritano, que pagou a hospedagem daquele homem que foi roubado e espancado, não conhecia aquele homem, mas o amou (Lc. 10:33). Ajudar ao próximo é um princípio cristão e não precisamos conhecê-lo, apenas amá-lo. Hoje, se você entrar no primeiro hospital, ou pronto socorro, perto da sua casa, você encontrará um sem número de pessoas que necessitam de transfusão de sangue. Não as conhecemos, mas podemos amá-las e ajudá-las.


Nos últimos anos, estamos enfrentando uma grave crise nos bancos de sangue do Estado de São Paulo, e podemos estender essa crise para todo o país, muitas vezes alguns tipos de sangue ficam abaixo do patamar “alerta”, alcançando o estado crítico de abastecimento. A Fundação Pró-Sangue (FSP), que é a responsável pelo maior banco de sangue do Estado Paulista, conversou com O Estandarte sobre a situação do estoque da fundação. A instituição informou para O Estandarte, que apenas 1,9% dos brasileiros têm o hábito de doar sangue, esse quadro é grave. Para garantir que o banco tenha bolsas a mais no estoque (para uma situação de catástrofe, ou emergência, que demande uma grande quantidade de sangue), são necessárias a coleta de 450 bolsas diárias em cada um dos 6 postos da Pró-sangue, totalizando 2700 bolsas por dia. Essa frequência de doação garantiria que o estoque não ficasse abaixo de 12.500 bolsas, mas isso não tem acontecido.


Nos últimos meses, a Fundação tem contado com cerca de 10 mil bolsas, ou seja, está abaixo do nível razoável para abastecer as mais de 100 instituições que demandam sangue da FPS. Infelizmente, esse baixo número de bolsas pode comprometer o estoque num futuro breve. Contudo, mesmo com os baixos índices de doação, a FPS beneficiou cerca de 100 mil pacientes em 2015 - com um número de 131 mil bolsas coletadas.


Os níveis do estoque de cada tipo sanguíneo são avaliados como: estável, alerta e crítico. Ultimamente, o sangue “O positivo” e “O negativo” têm atingido patamares críticos, a FPS não tem conseguido elevar o níveis desses tipos para “alerta”, pois se conseguisse, seria menos preocupante. Os sangues “A negativo” e “B negativo” sofrem oscilações entre os níveis “crítico” e “alerta”. A Fundação sobreavisa: “Se não tivermos doadores, o sangue pode acabar” e ainda lembra que : “O sangue de cada bolsa coletada pode salvar até quatro pessoas. Pacientes que têm problemas de coagulação, anemia, hemorragia e pacientes que fazem quimioterapia, entre outros, necessitam de transfusões de sangue todos os dias”.


Diante dessa crise, em nosso lugar, o que faria Jesus? Essa é uma pegunta que deve nortear a vida do crente e, nessa situação, não deveria ser diferente. Vamos aderir à doação voluntária? Vamos servir ao próximo através dessa bela atitude? O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. (Mateus 25,40).


A sede da FPS está localizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e mantém 6 postos de coleta, quais sejam: Posto Clínicas, Posto Dante Pazzanese, Posto Regional de Osasco, Posto Barueri, Posto Mandaqui e Posto Pedreira (Veja os endereços aqui: http://www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx) Todas informações sobre doação de sangue podem ser consultadas no site: http://www.prosangue.sp.gov.br ou na Instituição responsável pelo banco de sangue da sua cidade. Deus nos abençoe!





Simony dos Anjos é Cientista Social, Mestranda em Educação pela FEUSP, Professora dos jovens na EBD e membro da IPI do Jardim Novo Osasco (Presbitério Novo Osasco). É, também, autora do BLOG Sim, Genuflexos! (http://simgenuflexos.blogspot.com.br/).  






Texto originalmente publicado em O Estandarte - Jornal da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil - em Junho de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas