Sim, Genuflexos!
Há poucos dias, um amigo me apresentou uma música dos Titãs - início da década de 90, punk rock de moleque mimado, me julguem! - Clitóris, uma bela bricolagem de palavras, digna de Arnaldo Antunes. Fui ouví-la e não gostei, mas ela me abriu uma possibilidade que há muito tempo eu pensava: o que tem sido a fé cristã que eu compartilho?
Genuflexório, palavra que a música apresenta, é o aparelho no qual se ajoelha durante as missas. Genuflexo significa: aquele que se ajoelha (do latim geno= joelho, flexos= dobrar/ flexionar). Nesse sentido, a palavra, de origem latina, tem significado importante para a religião Cristã: de joelhos, cabeça baixa, humilhação, pequenez.
Hoje vivemos um horror na vida pública, julgamentos medonhos; homens, que dizem representar cristãos, dignos de serem chamados de anticristo; muita luta por poder e pouca preocupação com o Verdadeiros Cristo. Há algum tempo produzo textos nos quais tento liberar toda minha indignação com o as injustiças sociais, dentro e fora da igreja; com as discussões desonestas; com a falta de humanidade; etc. Decidi publicar esses textos, é uma decisão difícil, pois significa que vou me expor a pessoas tão cruéis como as que critico, paciência.
Recupero a palavra Genuflexos, pois é disso que os Cristãos padecem, de se abaixar, se apequenar, ao invés de enfiar o dedo na “cara dos outros” e se sentirem a alfândega de Deus, como se aqui na terra pudéssemos apontar quem vai ou não para o Céu.
Comentários
Postar um comentário
Muito obrigada por comentar! Esse espaço foi pensado para a troca de ideias de forma saudável e inspiradora. Sim!