Medo do inferno?

O Inferno em chamas, 1993
Quando eu tinha uns nove anos, teve uma exibição de filme com pipoca na igreja - o que era uma super programação, em 1995. Deveria ser um programa legal, deveria me sentir feliz e depois querer contar a história do filme para todo mundo, mas não foi bem isso que aconteceu. O filme era o fatídico “O Inferno em Chamas”, fiquei com medo do inferno, sonhei por meses (e anos), com isso.

Sim, fiz parte de uma geração que aprendeu a ter medo do inferno. Deveríamos ser bons cristãos, deveríamos seguir os dogmas da igreja e tudo o mais que aprendemos nas aulas do catecismo e com a Confissão de Fé de Westminster, senão iríamos para o Inferno. Não aprendemos a seguir esses ensinamentos pelo amor, mas sim pelo medo. Infelizmente.
Tenho pensado muito sobre a intolerância dos cristãos, sabemos que existem diferenças entre pessoas e isso diz respeito a religião, inclusive. Quando nós aprendemos a infernizar a vida dos que são diferentes de nós? Pensei, pensei, pensei… Comecei a reviver a minha infância, como eu tinha aprendido sobre salvação e sobre perdição. Comecei a lembrar do terror de ir pro inferno, de não chegar perto de um pecador, pois o pecado seria como uma doença que pegaria em mim e me levaria para o inferno.
Pareço estar relacionando coisas não relacionáveis? Talvez. Mas pense comigo: quem que é atacado por nós cristãos, senão aqueles que vão para o inferno? Nós fazemos com os outros o mesmo terror interno que sofremos por conta de uma pequena inversão na nossa maneira de ver a salvação. Não somos cristãos porque temos medo do inferno, somos cristãos por causa do amor a Cristo, por causa do sacrifício que nos atraiu. Imagino que isso faça uma extrema diferença na maneira de enxergar a vida.
Se começarmos a enxergar em cada ser humano a Imago Dei (Imagem de Deus) e que Jesus se sacrificou por amor, e por amor a todas as pessoas, será muito mais fácil olhar para o outro com respeito e tolerância. Sim, gays, pessoas de outras religiões, ateus, agnósticos, feministas, esquerdistas, e o que mais quisermos colocar nesse balaio,  são imagem de Deus (na visão cristã). Uia! Se quando olharmos para o próximo lembrarmos que escolhemos a Cristo por causa do amor e não por medo do inferno, nossa vida será mais leve, mais feliz e mais tolerante!
Eu, hoje, não tenho mais medo do inferno, pois escolhi a Cristo por causa do amor d’Ele na cruz, ir para o céu é uma consequência dessa escolha. Anseio vê-lo, tocá-lo e passar a eternidade iluminada pela fonte de luz eterna que é o nosso Deus! Não quero, mais, levar àquela vida mesquinha que outrora eu vivia, uma vida em que eu me preocupava em não ir para o inferno, apenas. Quero, e tento, levar uma vida cujo sentido é viver o amor d’Aquele que pela cruz me atraiu.


Fomos chamados pelo amor e para o amor! E a consequência do chamado do amor é ser chamado para servir. Sim, servir a todos sem distinção, falando das verdades de vida e de perdão única e exclusivamente pelo amor! Ensinemos às pessoas a virem a Cristo pelo amor, não pelo medo do inferno! Façamos do evangelho fonte de vida e boas novas, que tal? Hoje, eu quero ser uma pessoa melhor porque amo a Cristo e porque ele me amou. Se sou boa com o próximo, se sou honesta, boa cidadã, boa profissional e tudo mais, o sou porque Ele me amou primeiro. Somente n’Ele tenho salvação! Que o amor de Cristo conduza as nossas vidas!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3:16

Comentários

Postagens mais visitadas